Você está em:
Home > Cultura > Circuito das Grutas em Minas é tema de Livro

Circuito das Grutas em Minas é tema de Livro

Livro Origens conta a história do circuito das águas

Gruta Rei do Mato /Léo Drummond

A beleza cênica das grutas da Lapinha , em Lagoa Santa, Rei do Mato, em Sete Lagoas, e Maquiné, em Cordisburgo – terra natal do escritor João Guimarães Rosa – é o cenário apresentado pelo livro “Origens”, de autoria do jornalista e escritor sete-lagoano Caio Pacheco. A obra tem oito capítulos, 200 páginas, quase 50 fotos e entrevistas com cientistas da UFMG, PUC Minas e USP e profissionais do Turismo, por exemplo. O lançamento será em maio, provavelmente em um centro cultural, de acordo com o autor. A data ainda será definida.
“Origens” retrata o Circuito das Grutas desde a ocupação dos chamados “primeiros americanos”, durante a pré-história aos dias atuais. “A abordagem escolhida reúne o nosso passado, a jornada do homem pelos continentes, o surgimento da atual sociedade e o grande apelo turístico de Minas Gerais com seu belo Circuito das Grutas”, informa Caio Pacheco.
Será a segunda obra lançada. A primeira foi “Vidas de um repórter”, em dezembro de 2018, logo após a 1ª Bienal do Livro de Sete Lagoas. “Origens é, ao mesmo tempo, um mergulho na história e a disseminação do conhecimento”, diz o escritor. “As entrevistas com o professor Fabrício Rodrigues Santos (UFMG), Cástor Cartelle, curador do Museu de Ciências Naturais da PUC Minas e André Strauss, professor no Museu de Arqueologia e Etnologia da USP, enriqueceram o livro com informações precisas”, comemora o autor de “Origens”
Cenário natural – Nesta linha do tempo, o leitor poderá revisitar as descobertas do naturalista dinamarquês Peter Lund em Lagoa Santa no século XIX, quando encontrou fósseis humanos e de animais gigantes. Também poderá imaginar como foi a Missão Franco-Brasileira na Lapa Vermelha IV, em Lagoa Santa, com a descoberta do crânio de “Luzia”, a mais antiga habitante das Américas, com 11.500 anos, de acordo com o arqueólogo Walter Neves, da USP. Por fim, poderá vislumbrar os detalhes que tornam as grutas da Lapinha, do Rei do Mato e do Maquiné como as mais belas de Minas Gerais abertas à visitação pública. É a Rota Lund.
Na concepção de Adriana Ferreira, presidente da Associação Turística do Circuito das Grutas, “a Rota Lund é uma grande ideia, uma proposta bem pensada para um território de grande importância para diversas áreas da arqueologia e paleontologia, especialmente”, destaca.
“Em 2010, a Organização Mundial do Turismo – órgão da ONU – esteve aqui com técnicos de vários países – Itália, Argentina, França, por exemplo, além de um técnico brasileiro – realizou estudos e diagnósticos. Mereceu destaque a Gruta Rei do Mato”, relata a turismóloga Cláudia Elane de Souza Soares.
Apoio – Apesar de Sete Lagoas ter legislação de incentivo à Cultura desde o início da década de 1990, o livro está sendo financiando por empresários que abraçam a causa e pela Gellak, por intermédio de uma de suas diretoras, a também escritora Erika Nogueira.
“Esta postura é o que faz a diferença entre o projeto e a realidade. O apoio cultural valoriza a Literatura, a Ciência e o Turismo, fontes de desenvolvimento intelectual e de fomento ao desenvolvimento econômico”, sustenta Caio Pacheco.

Deixe uma resposta

Top