Você está em:
Home > Ciência e Tecnologia > De olho no céu: Superlua aparece nesta terça-feira

De olho no céu: Superlua aparece nesta terça-feira

Cansou de se preparar para ver uma “Superlua” que não tem nada de super? Entenda o fenômeno que acontecerá no dia 19.

Crédito: Web Divulgação

A chamada “Superlua” é um fenômeno que ocorre quando a lua fica muito mais próxima da terra que o usual. E, ao contrário do que muitos esperam, a lua que se apresenta neste tipo de evento não é ENORME. O que acontece, de fato, é que podemos observar uma lua mais cheia e mais brilhante. O satélite natural da terra pode ficar cerca de 14% maior e 30% mais brilhante, marcando sua passagem pelo perigeu (ponto mais próximo que a lua atinge em relação ao nosso planeta).

Engana-se também quem acha que este tipo de evento passou a acontecer de maneira mais frequente nos últimos anos. Na verdade, o que mudou foi a publicização da sequencia de “Superluas”. Para se ter uma ideia, a “Superlua” foi batizada ainda nos anos 70, pelo astrólogo Richard Nolle. A popularização do termo é uma tática para chamar a atenção das pessoas para os fenômenos astronômicos. E a ideia é bem bacana, não é mesmo?

O fenômeno atinge seu ápice nesta terça-feira, às 12:54h. No entanto, o melhor horário para olhar o céu e admirar o acontecimento é durante a madrugada e nas últimas horas deste dia 19. Uma dica para quem quiser acompanhar a “Superlua” online é a transmissão da Galeria do Meteorito.

Pouco divulgado, o fenômeno inverso chamado “Mini Lua”,  já tem data para acontecer: dia 14 de setembro de 2019. Gostou do artigo? Compartilhe com os amigos e não deixe de acompanhar as publicações do Jornal Voz da Metrópole.

Deixe uma resposta

Top