Você está em:
Home > Cultura > Decreto do Governo exclui cineastas brasileiros de Conselho Superior de Cinema

Decreto do Governo exclui cineastas brasileiros de Conselho Superior de Cinema

Decreto do Governo exclui cineastas brasileiros de Conselho Superior de Cinema

Foi anunciada na última segunda-feira (03), no Diário Oficial da União, a nova composição da CSC (Conselho Superior de Cinema). O texto prevê a exclusão de três membros antigos e designa quinze novos membros: a maioria deles, integrantes de grandes conglomerados internacionais. Nomes como Paula Karol Pinha (Netflix), José Mauricio Fittipladi (MPA) e Leonardo Palha (Google e Facebook) serão responsáveis por discutir novos rumos para a indústria cinematográfica brasileira.

A Apaci (Associação Paulista de Cineastas) e a Abraci (Associação Brasileira de Cineastas), tradicionalmente inseridas no Conselho por seus representantes foram descartadas. É a primeira vez na história que tal modelo é adotado.

O Conselho tem poder para decidir sobre temas importantes para o mercado audiovisual, tal como a regulação de do VOD (vídeo sob demanda) e a Cota de Tela (período estabelecido para que uma produção nacional permaneça em exibição nos cinemas), por exemplo. A deliberação sobre Políticas Públicas para o segmento também ficará a cargo dos novos integrantes, que estarão a frente da pasta pelos próximos dois anos.

Deixe uma resposta

Top