Você está em:
Home > Política > TSE contra Fake News

TSE contra Fake News

Justiça Eleitoral cria página na internet para verificação de notícias falsas

Nos tempos de fake news, uma frase reflete muito bem o que se passa nas redes sociais neste momento de eleições presidenciais: “uma mentira repetida mil vezes se torna verdade”. No caminho contrário das palavras de Joseph Goebbles, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) lançou uma página na internet para esclarecimentos de “informações falsas e falaciosas”.

O link se chama “Esclarecimentos sobre informações falsas” e tem como objetivo desconstruir boatos ou veiculações que visam confundir o eleitorado. Quando você dedilha nas redes sociais, notícias falsas e informações inverídicas salpicam na sua tela e nem sempre o eleitor consegue filtrá-las. Muitas vezes a mentira se torna realidade na mesma forma que são compartilhadas. Para o TSE, a melhor maneira de se combater a desinformação é apurá-las com rigor.

Não é somente candidatos que têm sido vítimas de boatos ou informações falsas. O próprio TSE teve maculada o processo eleitoral com denúncias de possíveis fraudes. Por isso, a Justiça eleitoral “colocou a disposição dos eleitores “links para esclarecimentos oriundos de agências de checagem de conteúdo, alertando  para os riscos da desinformação e clamando pelo compartilhamento consciente e responsável de mensagem nas redes sociais”.

Ainda de acordo com TSE, todos as irregularidades informadas à Corte são apuradas  por orgãos de investigação, como o Ministério Público Eleitoral e Polícia Federal e afirmou que até o momento, não houve nenhuma irregularidade na eleição ou na apuração do resultado.

Deixe uma resposta

Top