Você está em:
Home > Política > Visão monocular: Próteses para todos!

Visão monocular: Próteses para todos!

Vote para garantir que a deficiência seja Lei e ajude a dar dignidade para quem sofre com esta realidade

crédito: reprodução instagram

A Visão Monocular é uma condição em que a pessoa nasce sem enxergar e/ou, por algum motivo, perde a visão de um dos olhos em algum momento da vida.

Este é o caso da jornalista Amália Barros que dormiu enxergando, mas, infelizmente, acordou sem nenhuma visão no olho esquerdo. A jovem sofria de toxoplasmose e, após um tombo que causou o deslocamento de sua retina, submeteu-se a 10 cirurgias no período de 10 anos.

As tentativas para voltar a enxergar foram frustradas e Amália precisou de uma prótese ocular. A partir daí, a luta pelos direitos dos monoculares tornou-se o foco da vida dela. “A prótese ocular é a mais barata e a única que o governo não paga”, diz.

No Brasil, cerca de 20 Estados brasileiros reconhecem a visão monocular como deficiência. No entanto, a condição ainda não é reconhecida em âmbito federal. Atualmente, tramita no Senado Federal um Projeto de Lei para mudar este cenário, garantindo direitos para todas as pessoas que possuem a visão de apenas um dos olhos.

De acordo com a jornalista, a ideia é “obrigar o governo a pagar a prótese ocular para quem não tem condições financeiras”. Essa lei também tem por objetivo garantir que o monocular seja considerado deficiente físico, destaca.

“Se uma criança nasce sem o olho e não usa prótese, o rosto dela cresce todo atrofiado! E mais, a criança precisa trocar a prótese todo ano até os 15 anos por estar em desenvolvimento. Uma família que ganha um salário mínimo não tem condições de gastar 1500 reais por ano numa prótese!”, conta. Além disso, o monocular não pode escolher qualquer profissão como uma pessoa que enxerga com os dois olhos. Ser policial, bombeiro ou dirigir profissionalmente está fora de cogitação.

Para que o Projeto de Lei 1516/19 batizado com o nome Amália Barros, seja aprovado, basta acessar o link do Senado Federal e votar a favor do projeto.

No dia 1º de julho, às 9h da manhã, uma audiência pública para tratar do tema será realizada no Senado Federal.

Deixe uma resposta

Top