Você está em:
Home > Metrópoles > BH Resolve?

BH Resolve?

Insatisfação é a tônica: população reclama de serviços prestados por órgão da prefeitura

Crédito: web divulgação

Você sabia que existe em Belo Horizonte um ambiente central de relacionamento e de atendimento que presta serviços e que auxilia os cidadãos da capital? Neste local concentra-se atendimentos de diversos órgãos e entidades municipais, como: Procon, SINE, TER, Sebrae, SLU, Junta Militar, Feiras e Fiscalização, entre outros.

O espaço é conhecido como BH Resolve e oferece mais de 800 serviços. Os atendimentos podem ser realizados na Rua Santos Dumont, 363, Centro, de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h, e também pelo telefone 156 e pelo aplicativo do BH APP “Antigo BH Resolve”, que se encontra disponível no Google Play e Apple Store.

PBH APP é o aplicativo oficial do BH Resolve. Este foi lançado em 03 de março de 2018 e adotou o nome de PBH APP em substituição ao antigo APP “BH Resolve”. A justificativa para mudança do nome do aplicativo se deu por ele ter sido remodelado e contar com uma plataforma mais amigável. Até o momento, o Aplicativo conta com mais de 50 mil downloads e já recebeu mais de 46 mil pedidos de serviços na capital.

O serviço prestado pelo BH Resolve contribui significativamente para atender os “anseios” e a crescente demanda de serviços solicitados pelo público, mas nem tudo são flores. O serviço que aparentemente surge como solução para sanar os problemas da população deixa muito a desejar e se tornou um gerador de reclamações.

Segundo o site Reclame aqui, na área de serviços públicos, o site registrou até o dia 06 de novembro deste ano 1975 reclamações destinadas a prefeitura de Belo Horizonte. Os campeões de reclamação ficaram por conta da saúde que ficou em primeiro lugar com 287 reclamações, seguido de perto pelo transporte público com 206 reclamações. Outras reclamações também aparecem como destaques, como: Trânsito, Poluição Sonora, Lixo e Poluição, Iluminação Pública, Limpezas de Terrenos, Buracos, Segurança/Denúncia, Árvores, Obras Públicas, Educação, Meio Ambiente, Acessibilidade, Cultura, esporte e lazer, Impostos e Taxas.

Entre as principais reclamações estão a falta de médicos nos SUS, Tentativas de consultas Médicas, Falta de Leito, Demora no Atendimento, Mal Atendimento, Falta de Segurança no Transporte, Falta de Cobrador, Falta de Ônibus, Falta de educação dos motoristas, Ônibus que não param nos pontos, Desrespeito a idosos, Poluição sonora de máquinas, vizinhos, bares, restaurantes, Bota Fora Clandestino, Entulhos Em Calçadas, Lixo ou entulho em lotes abandonados, falta de capina, Falta de luz em vias públicas, entre outros. O nível de insatisfação com as respostas da prefeitura são enormes e não agradam os solicitantes, como aponta o site.

Ponto de Vista

Com a chegada do novo gestor a prefeitura da capital vimos todas suas promessas não sendo cumpridas. Pelo contrário! Nenhuma obra é concluída e as urgentes estão sendo usadas como obra eleitoreira. Exemplo disso é a região do Vilarinho que sofre cruelmente com as chuvas. No início de seu mandato o prefeito Alexandre Kalil (PHS) prometeu medidas urgentes para combater o problema dos alagamentos na região, mas nada foi feito. O lugar continua matando! Um estudo foi realizado para conter o problema, mas estes apontaram erros e mais uma vez as obras foram postergadas para o próximo ano… ano de eleições e possível reeleição. Outra promessa foi a de abrir a caixa preta da BH Bus. Ao abrir, ele penalizou trabalhadores e retirou os trocadores de circulação, Ele não teve força para combater a empresas de ônibus. Ou será que teve e, no ano que vem, ele regresse com eles por se tratar de ano de eleição. Assim ele surgirá como o grande herói.
Até o momento não temos nenhuma novidade! Seja no trânsito, Saúde… nada é feito sendo ele alvo de constantes reclamações. Inúmeras solicitações de serviços são realizadas junto ao BH Resolve, mas nada se resolve! A única “coisa” que se resolveu foi a mudança do nome do Aplicativo de BH Resolve para BH APP. Isso me soa como sendo mais uma estratégia para se dizer que criou um aplicativo para tentar resolver os problemas dos cidadãos. Isso nos faz lembrar das velhas estratégias de alguns vereadores espertinhos que mudam os nomes das ruas para dizer que estão trabalhando para o povo.

Enfim, a pergunta que fica é a seguinte: “BH Resolve? E se resolve, resolve pra quem?”

Por Max Valadares

Jornalista e colunista

Deixe uma resposta

Top