Você está em:
Home > Saúde e bem estar > Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe

Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe

Não é novidade para a população brasileira de que o Programa Nacional de Imunização (PNI) instituído pelo Ministério da Saúde (MS) na década de 70 é um grande sucesso no país, sendo referenciado mundialmente pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) devido a seus resultados e avanços notáveis. Levando em consideração a extensão territorial e volume populacional do Brasil, nas ultimas três décadas foi possível erradicar e manter sobre controle diversas doenças que podem ser prevenidas através da vacinação, o que contribuiu significativamente para a redução nos índices de morbimortalidade no país.

Além disso, a saúde pública brasileira contempla em seu calendário nacional de vacinação não somente crianças e adolescentes, mas também adultos, gestantes, idosos e povos indígenas, sendo ofertados 45 diferentes tipos de imunobiológicos. Anualmente, o MS vem promovendo campanhas como estratégia para o incentivo a vacinação, tendo como objetivo principal orientar e prevenir, possibilitando que a taxa de cobertura vacinal permanece estável e a população protegida.

Contudo, para que a continuemos avançando em termos de saúde e qualidade de vida é importante que a população compreenda a importância de se manter a caderneta de vacina atualizada. Diante deste cenário, o MS lança no ano de 2021 mais uma campanha de vacinação contra a influenza, também conhecida como campanha de vacinação da gripe, que tem como foco primordial proteger contra o vírus da influenza e suas complicações como, por exemplo, as pneumonias bacterianas secundárias.

A campanha começa no dia 12/04 em todo o território nacional com data prevista para o termino no dia 09/07. Serão distribuídos 80 milhões de doses da vacina produzida pelo Instituto Butantan com o proposito de imunizar cerca de 79,7 milhões de pessoas. Dentre essas pessoas, contamos com os grupos prioritários: gestantes e puérperas, povos indígenas, trabalhadores da saúde, idosos, professores, portadores de doenças crônicas, pessoas com deficiências dentre outros.

Para realizar a imunização é simples. É necessário que o cidadão compareça a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência com o cartão de vacina e o documento de identidade. Inicialmente passará por uma triagem para verificar se a pessoa encontra-se em condições de ser vacina ou se há alguma contra indicação. Em casos de dúvidas é pertinente procurar o enfermeiro ou médico da unidade para receber as devidas orientações. Não deixe de se vacinar, a prevenção é o caminho para uma vida saudável e livre de riscos. Vamos juntos?

 

Felipe Coutinho C. Silva
Graduando em Enfermagem
Departamento de Gestão da Qualidade e Núcleo de Segurança do Paciente – Hospital Vera Cruz (HVC).
Contato: felipe_couts@outlook.com

Deixe uma resposta

Top